Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19]. - Dicas Show

terça-feira, março 17, 2020

Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19].

Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19].


Limpar o celular é uma das medidas eficazes para evitar contrair a COVID-19, causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença pode ser transmitida por objetos e superfícies que eventualmente estejam infectados.


Por isso, é recomendado fazer a higienização de smartphones, acessórios e demais eletrônicos de uso frequente como medida de prevenção. Saiba como desinfectar seu telefone com produtos de limpeza adequados contra o vírus, mas sem danificá-lo.


Vale lembrar que o procedimento deve ser realizado pela conta e risco. Em caso de problemas, o usuário deve entrar em contato com a fabricante para eventuais reparos.

Por que limpar o celular?

A higienização é um hábito fundamental para prevenir o contágio da COVID-19. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença pode ser transmitida só de levar as mãos ao rosto, caso elas estejam contaminadas com o novo coronavírus.

O mesmo é válido para objetos e superfícies. De nada adianta lavar as mãos com água e sabão se o seu celular, notebook, video game portátil e afins estiverem contaminados. Basta você tocar neles e dar uma simples coçadinha no rosto para se expor ao risco de contaminação. Falar ao celular também pode ser um problema. Afinal, você leva o telefone até o seu ouvido para ouvir a ligação, deixando-o próximo da boca, nariz e olhos.

Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19].


É por isso que o Ministério da Saúde orienta a “desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência”. Como sempre repousamos o celular sobre mesas de restaurantes, usamos nas ruas, emprestamos para amigos, devemos tomar cuidado.
Isso é necessário pois o novo coronavírus não se mantém vivo somente no corpo humano. Em superfícies, pode sobreviver por horas ou até dias. Não há bem um consenso sobre o tempo. 

É o que explica o Ministério da Saúde :
“Não existem comprovações científicas de quanto tempo o vírus sobrevive sobre as superfícies, pois isso depende de algumas variantes”, informou. 

Mas não é só o celular que deve receber essa atenção especial. Móveis, bolsas, chaves, maçanetas, canetas, e muitos outros itens de uso diário também estão sujeitos ao mesmo destino e devem ser higienizados com a mesma frequência.


Como limpar o celular contra o novo coronavírus

Fazer a limpeza do celular requer cuidados especiais. Além do procedimento, alguns produtos químicos podem causar danos irreversíveis em dispositivos eletrônicos.
É importante utilizar somente aqueles que são recomendados pelas fabricantes:
  • Panos macios que não soltem fiapos;
  • Panos de microfibra (recomendado pela Samsung);
  • Álcool isopropílico com concentração 70%;
  • Álcool etanol com concentração 70% (recomendado pela Samsung);
  • Lenços de limpeza Clorox (recomendado pela Apple).


Agora que você já sabe que produtos utilizar, saiba como limpar o celular:
  1. Desligue o celular;
  2. Remova todos os acessórios e cabos do celular;
  3. Deixe o pano levemente úmido com o produto de limpeza adequado;
  4. Passe o pano suavemente sobre superfície externa e a tela do seu celular;
  5. Deixe secar por alguns minutos antes de ligá-lo novamente.
Vale lembrar que as mãos devem ser lavadas com água e sabão após o processo.
Os acessórios, como capinhas, também devem ser higienizados. O processo, entretanto, pode variar de acordo com o material usado na capinha/case que você escolheu.



Nenhum comentário

Compartilhe o que achou da postagem