way2themes

COMO ESTERELIZAR ALICATE DE UNHAS

Por: | 1:48 PM 18 comentários

Como esterelizar alicate de unhas
COMO ESTERELIZAR ALICATE DE UNHAS 



Muitas ainda tem dúvidas de como podem de forma segura esterelizar seus Alicates de unhas e/ou materiais usados para fazerem as unhas.

Então em pesquisa vamos dividir esse post em 2 tópicos, primeiro como você que NÃO é manicure pode fazer isso em casa, e segundo como você MANICURE pode estar esterelizando seus alicates com segurança para o uso em suas clientes.

Então vamos ao primeiro Tópico. 


COMO ESTERELIZAR SEUS ALICATES EM CASA:


Pegue seus materiais e coloque-os em uma panela com água fervendo, deixando-os por alguns minutos.

Como esterelizar alicate de unhas
FORMA MAIS SIMPLES COM ÁGUA QUENTE 


Após isso, caso queira, coloque-os embaixo da água corrente fria na pia, tomando cuidado para não se queimar.

Como esterelizar alicate de unhas
NÃO ESQUECER DE FINALIZAR COM O USO DO ÁLCOOL 


Depois desses passos todos, pegue folhas de papel (guardanapo, de preferência), ponha um pouco de álcool (ou Lysoform), neles e passe em seu alicate, para concluir esse processo.






Uma outra dica para esterelizar seu alicate em casa:
1 - Coloque água em uma panela
2 - Leve a água ao fogo
3 - Coloque 3 gotas de detergente; é o suficiente para esterilizar.
4 - Deixe por alguns minutos 
5 - Depois disso passe álcool comum (ou Lysoform), para garantir que realmente foi esterilizado.


OBS - SUPER IMPORTANTE: 
Isso tudo não adianta se você for manicure, ou se pessoas com micoses,fungos e outros problemas de unhas usarem esses seus materiais. Ai só você usando uma pequena estufa, autoclave.

E gente, essas dicas são muito importante pra quando vocês buscam os seus alicates no amolador. Até porque ele lida com muitos outros materiais e está sempre em contato com muitos microorganismos e bactérias.

Entendido isso vamos ao segundo tópico: 





Como esterelizar alicate de unhas
PARA USO PROFISSIONAL O CUIDADO É MUITO MAIOR 


COMO ESTERELIZAR SEUS ALICATES DE UNHA PARA USO PROFISSIONAL:


Nessa segunda dica, para esterelizar seus alicates, servirá para você que é manicure e tem muitas clientes.

Primeiro achei muito importante colocar aqui as instruções que achei no portal da Prefeitura de São Paulo como orientações para Manicure/Pedicure/Podólogo para evitar a Hepatite A e B:

Recomendações básicas para manicures/pedicuros e podólogos: 
-Lavar as mãos antes e depois de cada procedimento;
-Não reutilizar lixas de unha, lixas de esfoliação dos pés e palitos de madeira;
-Trocar revestimentos plásticos e lavar as bacias de pés e mãos;
-Utilizar toalhas limpas a cada cliente,
-Esterilizar os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal.


VEJA TAMBÉM: ONDE COMPRAR KIT DE MANICURE E PEDICURE DESCARTÁVEIS 

 Como proceder para esterilizar instrumentos de metal: 


Como esterelizar alicate de unhas
QUANDO O USO É PROFISSIONAL TODO CUIDADO É POUCO 





-Use luvas de borracha para lavagem dos instrumentos;
-Lave em água corrente, com escova plástica de limpeza e detergente líquido, todo material utilizado em cada cliente (preferencialmente em pia exclusiva);
-Seque o material com toalha limpa ou descartável;
-Ponha cada material em embalagem apropriada para esterilização e coloque o mesmo na estufa ou autoclave;
Siga corretamente as instruções do manual de seu equipamento de esterilização. No caso da estufa, mantê-la fechada durante todo o processo de esterilização. O material deve permanecer por uma hora à 170º C (observar a temperatura recomendada no termômetro longo do bulbo).



Atenção: Fornos elétricos não esterilizam materiais de metal.



Neste caso a recomendação é: Peça para (suas clientes), terem seu próprio “kit” contendo alicate, espátula, lixa, palito e toalha.

Para quem quiser ler a matéria completa sobre esses cuidados no site da prefeitura clique AQUI.



Bem meninas é isso espero ter ajudado vocês, caso ainda fique alguma dúvida deixe seu comentário abaixo isso é muito importante para o desempenho de nosso Blog.

18 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Estufa pode esterilizar alicates de cabo de plastico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem em pensamento, o mesmo derrete.

      Excluir
    2. Alane querida vc poderá fazer o mesmo processo, porém ao em vez de colocar por completo o alicate dentro da panela você irá apenas "jogar" a água na parte metálica de seu alicate.
      Feito isto o restante do procedimento poderá fazer do mesmo modo. Caso você coloque o Alicate com cabo de plástico dentro da panela como nossas amigas já comentaram ele irá derreter.

      Excluir
    3. Eu coloco meus alicates de cabos de plástico nunca derreteu

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. De quanto em quanto tempo devo esterilizar na estufa ou na auto clave?

    ResponderExcluir
  4. OLÁ COMPREI UMA ESTUFA PARA ESTERILIZAR , NÃO É AUTO CLAVE, MAS A TEMPERATURA É DE 170° GRUAS É CORRETO USAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, estufa esteriliza alicates , tesourinhas e etc .
      Lisoform esteriliza tbm , mais álcool não

      Excluir
    2. O certo mesmo é comprar o termômetro de bulbo porque muitos esterilizadores(estufas) não chegam a 170°, mesmo se na especificação diz que chega.

      Excluir
  5. Pelo que eu sei e correto sim usar pois o material tem de esta aquecido por no mínimo 170°

    ResponderExcluir
  6. pode passar a ponta do alicate no fogo?
    para o uso profissional tb serve?

    ResponderExcluir
  7. Apenas auto clave, estufa e lisoform

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se o alicate que é para estufa pode ser colocado no autoclave

    ResponderExcluir
  9. Estou em uma situação terrível, fiz um curso na minha cidade de manicure e não sei o que seria de mim sem blogs como esse. Minha professora não ensinou praticamente NADA certo, nenhuma dica que ajuda a economizar o tempo, não ensinou a retirar cutícula inteira, nem a fazer palitação rápida (daquela que retira praticamente todo o excesso de esmalte e não sobra quase nada para limpar com algodão), entre outras coisas. O pior foi que ela ensinou a usar a estufa do curso ERRADÍSSIMA! Sempre dizia para as alunas que era para deixar por meia hora a 100 graus! Um absurdo! E ainda nem orientou sobre o perigo de se abrir a estufa durante a esterilização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele curso foi horrível, e ainda queria segurar as alunas porque lá eles ganhavam dinheiro com cada "modelo" que ia fazer as unhas, então estava virando praticamente um salão onde as alunas gastavam seus materiais e eram praticamente abusadas (porque a professora, além de totalmente não profissional, HUMILHAVA as alunas de quem não gostava, por motivos pessoais! Ela pegou no meu pé só porque um dia não teve aula porque só tinha ido duas alunas, tive de voltar para casa de ônibus porque moro longe, ou seja, R$8,00 jogados no lixo fora o cansaço de ter acordado cedo para nada, minha mãe reclamou por não ter sido avisado ou pelo menos havido a aula. Desde então ela fazia questão de me criticar mesmo quando meu serviço estava bom, e até de me ensinar coisas ERRADAS de propósito.), sem ganhar nada. Para você ter ideia de que era praticamente um salão de trabalho escravo, a professora achava ruim você não estar perfeita no serviço, se você não atingia as expectativas dela na unha da MODELO, ela humilhava sendo que essas modelos deveriam servir justamente para TREINAR. Ela dizia coisas do tipo "você precisa treinar mais em casa". Sendo que o curso, de mais de R$1000 não era para isso, para praticar durante as aulas?! Ela queria que a gente chegasse no curso já boa, então para quê curso? Não via a hora de terminar aquele curso terrível e começar minha vida como uma manicure de verdade, que visa a saúde do cliente e que cumpre as normas em primeiro lugar. Comprei minha própria estufa e estou aprendendo muito mais pela internet do que em quase 3 meses de curso (olha o tanto que a professora me segurou, e ia segurar mais, só para eu continuar trabalhando de graça nesse "salão" dela), além de estar sempre treinando nas minhas amigas e família, o que me ajudou a desenvolver minhas próprias técnicas. Espero continuar aprendendo e crescendo muito, pois não quero me tornar esse tipo de profissional que essa mulher horrível é.

      Excluir
    2. No fim só valeu o certificado mesmo, e nem posso reclamar pessoalmente sobre essa escola, pois tenho medo de que seja colocado em cheque o meu trabalho, sabe? Penso que as pessoas iriam achar que não sou digna, já que "aprendi tudo" em um curso tão ruim. Mas para falar a verdade, eu praticamente deletei tudo que aprendi nesse tempo, de propósito, e tento ao máximo reaprender tudo agora do jeito certo. Para vocês terem uma noção, ela inclusive está oferecendo cursos gratuitos de alongamento em gel para as alunas favoritas dela, tudo clandestino. A escola oferece, mas ela está passando esse conhecimento por baixo dos panos (até falou para as alunas não comentarem nada com o pessoal da escola), e não oferecerá nem certificado! Gente, isso é perigosíssimo, pois qualquer coisa que possa dar errado... Esse tipo de serviço deve ser feito com segurança! Está tudo errado, e o que eu mais via era essas mesmas alunas colocando e tirando alicate toda hora, porque não deu tempo de esterilizar. E olha que tem modelo com fungo que vai à escola direto!! Fiquei meio traumatizada por um tempo com essa experiência, tanto de fazer unhas (a mulher ACABAVA com meu serviço) quanto de participar de uma aula em si (eu pretendo cursar enfermagem quando tiver estabilidade financeira, e essa perseguição que sofri me deixou com medo de pisar em uma sala de aula de novo), mas tento recuperar a confiança, fazer o melhor trabalho possível. Posso dizer que de um tempo para cá melhorei 100% com dicas de blogs como esses, então eu só tenho de agradecer. Peço desculpas pelo texto enorme, mas me senti tão acolhida aqui que precisei desabafar. Obrigada!

      Excluir

Compartilhe o que achou da postagem