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Quando usar Compressa QUENTE ou FRIA?

Por: | 2:59 PM Deixe um comentário
Quando usar Compressa QUENTE ou FRIA



 Embora o seu uso pareça ser algo fácil e prático, a compressa precisar ser usada corretamente.
Saber em que situação usar cada uma, irá aliviar qualquer dores ou infecções mais rapidamente.

Então vamos ver abaixo em que situações usar cada uma.

Quando usar o gelo

As compressas de gelo são excelentes para aliviar a dor após uma pancada, como pode acontecer durante um jogo de futebol, por exemplo, mas deve-se evitar seu uso nas costas, no peito e na barriga.
Após a corrida, o que se pode fazer é tomar um banho com água bem fria ou colocar uma compressa gelada, se sentir alguma dor no joelho ou no tornozelo, por exemplo. O gelo também é uma ótima opção para quem sofre com tendinite.
Para fazer uma compressa fria em casa, basta envolver um saco de legumes congelados, por exemplo, em uma toalha ou pano e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos.
Uma outra possibilidade é misturar 1 parte de álcool com 2 partes de água e colocar num saco tipo ziploc e deixar no congelador. O conteúdo não deve ficar completamente congelado, e poderá ser moldado, conforme a necessidade. O modo de uso é o mesmo.

Indicações:                         
  • pancadas
  • após injeção
  • dor de dente
  • tendinite
  • depois do exercício

Benefícios:


  • diminui fluxo sanguínio local
  • diminui inchaço
  • diminui inflamação

Quando usar água quente

As compressas feitas com água morna são ótimas para aliviar a dor muscular que surge ao longo do tempo e é especialmente indicada para colocar nas costas ou no peito, embora possa ser colocada em qualquer região do corpo, desde que não esteja com febre, para não aumentar a temperatura.

Como usar a água quente

A compressa morna pode ser utilizado de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos, mas deve sempre estar enroladas numa fralda de pano ou outro tecido fino, para que não queimar a pele.

Como fazer uma compressa quente em casa

Para fazer uma compressa quente em casa, basta utilizar uma fronha de travesseiro e 1 kg de grãos secos, como arroz ou feijão, por exemplo. Deve-se colocar os grãos dentro da fronha, amarrar bem para formar uma trouxa, aquecer no micro-ondas durante cerca de 3 a 5 minutos, deixar amornar e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Indicações:
  • dor muscular
  • hematoma
  • furúnculo
  • torcicolo
  • antes de exercícios

Benefícios:
  • aumenta fluxo sanguínio local
  • aumenta mobilidade
  • promove relaxamento

Se mesmo ao utilizar o gelo ou a água quente a dor não diminuir ou até mesmo se intensificar deve-se ir ao médico para que sejam realizados exames que possam identificar se houve a causa da dor, que pode ser uma fratura, por exemplo.
Vimos em: Tua Saúde
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