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Panturrilha, veja como exercitar e fortaleçer o segundo coração do seu corpo

Por: | 11:59 PM Deixe um comentário

"SEGUNDO CORAÇÃO" FICA NA PERNA E TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELO BOMBEAMENTO DO SANGUE FOTO: THINKSTOCK



Malhar as coxas e o bumbum é preocupação de grande parte das mulheres porém, muito mais essencial do que isso, é EXERCITAR AS PANTURRILHAS. Você sabia que elas também são RESPONSÁVEIS PELO BOMBEAMENTO DO SANGUE no corpo e que, por conta disso, são chamadas de SEGUNDO CORAÇÃO?




“Elas deveriam ser tratadas como todos os grandes outros músculos. Infelizmente, asPESSOAS NÃO DÃO IMPORTÂNCIA para elas, assim como dão para o abdômen, peitoral, musculatura dos ombros e costas”, coloca Richard Guimarães Brito, professor de educação física e consultor da Rytmu’s Academia. “A gente percebe muito isso nos treinos, principalmente”.

Situada na parte posterior da perna, AJUDA não só na questão do retorno venoso, mas noSISTEMA LINFÁTICO também. “A água não fica parada lá embaixo, ela (panturrilha) DIMINUI O INCHAÇO. Serve como uma válvula auxiliar”, explica Rafael Ferreira, mestre em ciências da saúde e doutor em medicina celular e molecular. Ela, inclusive, é incumbida de assessorar naMANUTENÇÃO DA BOA POSTURA e equilíbrio – principalmente no que diz respeito àESTABILIDADE DOS JOELHOS. Daí a imprescindibilidade de CUIDAR dela com todo o carinho e consideração que merece: “o amparo muscular é bem importante porque as veias, diferentes das artérias (que são calibrosas, têm pressão e volume), são fraquinhas, não têm muita capacidade de sustentação; então, o músculo ajuda as veias a levar o sangue de volta para o coração”, ele continua.
Mulheres estão mais sujeitas ao encurtamento muscular da panturrilha devido ao uso de salto alto FOTO: thinkstock
MULHERES ESTÃO MAIS SUJEITAS AO ENCURTAMENTO MUSCULAR DA PANTURRILHA DEVIDO AO USO DE SALTO ALTO FOTO: THINKSTOCK


MULHERES são as MAIS AFETADAS por problemas como VASINHOS E VARIZES, ocasionados pelo ENCURTAMENTO MUSCULAR. Em função do USO CONSTANTE DE SALTO ALTO – e por muito tempo – o público feminino está mais sujeito a sofrer com o comprometimento da circulação local, cansaço e peso nas pernas e, até, maior incidência de celulite. “Na posição do salto, é como se a panturrilha estivesse sempre contraída”, ressalta o Dr. Ferreira. “Quando elas usam algum sapato baixo, já sentem uma grande dor no alongamento; só de alongar a musculatura”, complementa o professor de educação física Richard Brito. “Os EXERCÍCIOS recomendados, nesse caso e imediatamente, são os deALONGAMENTO”, ele enfatiza.
Para você fazer no conforto da sua casa, eis algumas sugestões de atividades que deixarão sua panturrilha saudável e batendo forte, como o coração que deve ser:
ALONGAMENTO
Pegue uma TOALHA (nas academias, os elásticos são usados), deite na cama e coloque-a nos pés (na parte dos tornozelos). ELEVE AS PERNAS E DEIXE-AS ESTENDIDAS – e PUXE A TOALHA fazendo com que a ponta dos PÉS venha na DIREÇÃO DO ROSTO. “Isso já promove um alongamento muito forte – e eles são EXERCÍCIOS DE FORÇA”, enfatiza o consultor Brito. Pode fazer com as duas pernas ou unilateral, puxando uma de cada vez. Eu recomendo fazer uma de cada vez, para que realmente sinta o trabalho – às vezes, um membro está mais alongado que o outro”.
“Algumas literaturas informam que o alongamento funciona como um RELAXAMENTO. Em média, fazer TRÊS SERIES DE 20 SEGUNDOS na posição de alongar é o IDEAL POR DIA. Todos os dias pode se alongar – se conseguir, está perfeito. Minimamente, três vezes por semana, já consegue um resultado saudável”, ele reforça.
FORTALECIMENTO DA PANTURRILHA
Brito considera esta uma alternativa clássica se o seu objetivo é GANHAR MAIS FORÇA nesse músculo: “a pessoa pode pegar uma plataforma ou um DEGRAU DA ESCADA, e ficar APOIADA COM A PONTA DOS DEDOS e o CALCANHAR ABAIXO DO PATAMAR inicial. Faz umaHIPEREXTENSÃO, elevando o a parte traseira do pé ao máximo, com os joelhos estendidos também e, depois VOLTA na posição inicial, passando da linha do degrau”.
Repetir o movimento em três séries de 15 vezes, com intervalos de aproximadamente 60 segundos. Da mesma maneira que a indicação anterior, o ideal é realizá-lo minimamente três vezes por semana.
Calçados e roupas adequados são essenciais na prática dos exercícios, a fim de prevenir dores e problemas nas articulações FOTO: thinkstock
CALÇADOS E ROUPAS ADEQUADOS SÃO ESSENCIAIS NA PRÁTICA DOS EXERCÍCIOS, A FIM DE PREVENIR DORES E PROBLEMAS NAS ARTICULAÇÕES FOTO: THINKSTOCK
EXERCÍCIO SENTADO
“A pessoa fica SENTADA e pode PEGAR ALGUNS LIVROS para colocar NA BASE DOS PÉS; ela mantém o ângulo de 90 graus entre joelho e coxa, e apoia a ponta dos pés nesses livros. Faz aELEVAÇÃO DO CALCANHAR E O ABAIXA também”, explana o consultor. Ainda, é possívelADICIONAR UM POUCO DE CARGA, se você quiser trabalhar mais essa questão: basta sobrepor algum objeto nos joelhos – saco de laranja, arroz, feijão, outros livros ou cadernos, tornozeleira, caneleira são ideias para começar.
Faça três séries de 15 repetições, pelo menos três vezes na semana. O professor conta que, caso se tenha vontade de executar os exercícios todos os dias, é viável; contanto, ele aconselha que se escolha uma pausa, a fim de dar ESPAÇO A OUTRAS PRÁTICAS. “A gente não pode descaracterizar a importância da CAMINHADA, para fortalecer a panturrilha, e daCORRIDA, para quem consegue – sempre com CALÇADO ADEQUADO à atividade esportiva. Algumas pessoas teimam em fazê-las com um calçado que não seja apropriado para tal”. Segundo ele, isso compromete a panturrilha e as articulações de tornozelo, joelho e coluna. Do mesmo modo, roupa adequada é essencial. Reservar um TEMPO DE 30 MINUTOS PARA CAMINHAR diariamente – em ritmo moderado – é uma saída bem regular e possível, de acordo com o profissional.
Brito ainda alerta sobre o fato da conscientização sobre a própria condição física: “mesmo que a prática seja realizada em casa, não é por isso que o indivíduo pode e deve sair fazendo. O importante é CONHECER O SEU CORPO”. O especialista orienta a PROCURAR UM MÉDICO ANTES de começar qualquer tipo de trabalho nesse sentido, com o intuito de avaliar os níveis de saúde.
VASINHOS E VARIZES
Problemas muito temidos pelas mulheres (grupo no qual apresenta maior incidência) os vasinhos e as varizes são PREJUDICIAIS AO BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO e podem ocasionar CONSEQUÊNCIAS como a TROMBOSE. “O sangue não consegue dar conta de subir e vai acumulando. Nisso, ele vai empurrando as paredes das veias, que vão ficando com mais volume. Em vez dela ser reta, que sobe direitinho, você percebe que começa a dar umas ondulações, porque perde a sustentação necessária”, esclarece o Dr. Ferreira.
Para ter panturrilhas sempre saudáveis, há que se atentar aos primeiros sinais das varizes FOTO: thinkstock
PARA TER PANTURRILHAS SEMPRE SAUDÁVEIS, HÁ QUE SE ATENTAR AOS PRIMEIROS SINAIS DAS VARIZES FOTO: THINKSTOCK
MICRO-VASOS (vasinhos) são comprometimentos menores. TRATAMENTOS ESTÉTICOS RESOLVEM o problema”, ele continua. EXERCÍCIOS FÍSICOS entram como ferramentas dePREVENÇÃO, porém, há que se atentar para o SURGIMENTO deles: “o que nasceu de novo,VOCÊ TEM QUE SECAR. Não adianta arrumar a dieta, atividade. Se você não o secar, vai continuar lá para sempre”, adverte o especialista. Atualmente, há DUAS ALTERNATIVASprincipais disponíveis no mercado para tratar:
PIEN (Procedimento Invasivo Estético de Micro-vaso), também conhecido como SECAGEM COM GLICOSE.
É COM AGULHA, como uma injeção normal – mas não chega a precisar de anestesia local, segundo Dr. Ferreira. A GLICOSE, então, é APLICADA no organismo, como o objetivo deSECAR O VASINHO. O paciente sente um POUCO DE ARDÊNCIA no momento que isso acontece, contudo, a DOR É SUPORTÁVEL. Ela pode deixar algumas manchas no local, que saem com o tempo; fora isso, uma sensação de perna pesada logo após a realização da técnica. NÃO É INDICADA para quem tem DIABETES, claramente.
LUZ INTENSA PULSADA OU LASER
Trabalha com uma LUZ EXTREMAMENTE POTENTE, cuja temperatura é aumentada para 60°, 70°C, DIRETAMENTE NO VASO, com o intuito QUEIMÁ-LO.
Com relação às VARIZES, mencionada logo no início do tópico, o profissional aconselha oENCAMINHAMENTO MÉDICO com um especialista – o ANGIOLOGISTA, de preferência. É extremamente importante checar se o problema não está EVOLUINDO para um QUADRO MAIOR DE TROMBOSE, por exemplo.
“Atentar se a pessoa não sente FRAQUEZACANSAÇO E INCHAÇO NAS PERNAS”, adverte o doutor, como os PRIMEIROS SINAIS do que pode estar por vir no caso desse incômodo que é realmente grave.
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